ssa praga pode provocar reduções de produtividade que variam de 25% a 60% na cana-soca, e chegam a 11% na cana planta
Atualmente, a cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata) figura como a segunda principal praga dos canaviais, só perde para a broca-da-cana. Presente em diversas regiões, a cigarrinha apresenta elevadas populações no Centro-Sul e em alguns Estados do Nordeste do País. Essa praga gera perdas consideráveis em áreas de cana crua, tanto na produtividade agrícola, como na redução de açúcar ao sugarem a seiva e injetarem toxinas, ocasionando desordem fisiológica. Essas injúrias provocam a morte de perfilhos, encurtamento, rachadura, brotações laterais e murchamento dos colmos, que provocam redução na quantidade e qualidade do açúcar recuperável e aumento no teor de fibras. Essas perdas podem provocar reduções de produtividade que variam de 25% a 60% na cana-soca, e chegam a 11% na cana planta.
A infestação das cigarrinhas ocorre no período chuvoso e seu ciclo se fecha entre 45 a 60 dias. As ninfas se alimentam das raízes e os adultos das folhas, para se alimentar injetam substâncias que são tóxicas à planta, por isso as folhas começam a amarelecer, em seguida secam e o perfilho todo pode morrer e o colmo todo pode morrer. A palha que fica no solo favorece bastante o aumento da população de cigarrinha porque o solo fica mais úmido.
Após o pico de infestação, a fêmea quando acasalada coloca os ovos no solo, perto das plantas, desses ovos em 15 dias nasce uma ninfa que já se dirige às raízes, começam a sugar, produzindo uma espuma que é para a sua proteção. Sugam por cerca de 40 dias até se transformar em adultos.
Algumas variedades são muito suscetíveis à cigarrinha e sofrem uma queda bastante grande. Essa praga além de reduzir o volume de colmos, reduz a quantidade de açúcar. No entanto, a presença da cigarrinha nos canaviais não se resume ao ciclo atual, reflete no próximo. Quando a população está no pico, geralmente em janeiro e fevereiro, grande parte dos ovos colocados são diapalsicos, ficam no solo por cinco, seis meses e só vão nascer no próximo período de chuvas.
Veja matéria completa: http://www.canaonline.com.br/conteudo/ninfas-da-cigarrinha-se-alimentam-das-raizes-da-cana-e-os-adultos-das-folhas-produto-inovador-controla-a-praga-em-todas-as-suas-fases.html
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3