Reza a matemática financeira desde que o etanol existe de que abastecer com o biocombustível só é vantajoso quando a paridade com os preços da gasolina estiver no máximo em 70%. Com a diferença mais curta, a menor eficiência energética do renovável vira prejuízo para o consumidor, conclui o argumento que muito prevalece ainda.
Mas a emissão de CO² (dióxido de carbono) nunca entrou nessa conta a favor do meio ambiente. Porque também um litro do etanol representa 70% da densidade energética da gasolina, portanto libera o equivalente a 70% da energia do seu concorrente.
Com o combustível de origem fóssil mais vantajoso ou menos vantajoso financeiramente, vai sempre poluir mais que o etanol.
Quem tiver dúvida pode baixar o app Meu VW, da Volkswagen do Brasil.
A calculadora ambiental, embutida no aplicativo desde ontem (7), e que traz outras experiências para o dono de um carro da marca alemã, vai comprovar o que já se sabe.
Não há como o etanol perder nesse quesito para a gasolina, uma vez que a origem vegetal da matéria-prima – cana ou milho – o carbono vem da atmosfera e é absorvido pela planta por meio da fotossíntese. Depois o CO² natural é devolvido ao meio ambiente.
Na gasolina, o carbono é extraído dos estoques subterrâneos do petróleo.
Na hora de abastecer consciente, preencha os dados pedidos no aplicativo, e verá.
Fonte: Money Times
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3