Realizada por implemento desenvolvido pela DMB, operação faz também a aplicação simultânea de adubo e óxidos e ainda gera outros benefícios para as lavouras
A colheita da cana-de-açúcar começou, neste ano, em um período extremamente seco. A perspectiva é que essa condição climática severa predomine na maioria dos polos canavieiros da região Centro-Sul, durante o Outono e Inverno, o que aumenta consideravelmente os riscos de incêndio nas áreas de cana.
Essa avaliação é do engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, que comenta: “No ano passado teve bastante incêndio e tudo indica que vai acontecer a mesma coisa em 2021”. O colchão de palha sobre o solo, formado após o corte mecanizado de cana crua, tem facilidade para propagar qualquer foco de incêndio. “O fogo vai queimando por debaixo da palha e é disseminado na área de cana. É um incêndio difícil de controlar”, constata.
Para minimizar ou evitar esse transtorno – que provoca grandes danos para usinas, produtores e para a natureza–, uma medida altamente eficaz é a incorporação da palha no solo. “Dessa forma, há uma redução drástica do risco de incêndio ou de propagação de fogo nessas áreas onde já está sendo colhida a cana”, enfatiza Auro Pardinho.
Essa operação é realizada em duas entrelinhas simultaneamente com grande sucesso pelo “Incorporador de Palha”, lançado pela DMB em novembro de 2019. Além de reduzir o índice de incêndio de maneira significativa, o implemento proporciona diversos benefícios, a partir da incorporação da palha, possibilitando a diminuição da presença de pragas, como Sphenophorus e cigarrinha-das-raízes, e do fungo Colletotrichum falcatum. Evita a incidência da mosca-dos-estábulos e os danos provocados pela geada. Otimiza também a aplicação de herbicida.
O equipamento reduz custos operacionais, pois conta com modelos, que realizam, de maneira simultânea, outras funções. O “Incorporador de Palha com Adubadeira para Adubo e Óxidos” faz a aplicação desses dois insumos, juntamente com a incorporação da palha. A adubadeira desse implemento possui uma caixa única de aço inox com três compartimentos: um central que tem capacidade para 600 quilos de adubo e dois laterais com capacidade para 250 quilos cada um para o óxido.
O modelo “Incorporador de Palha com Adubadeira” possibilita a adubação da soqueira da cana simultaneamente à incorporação da palha. Possui caixa conjugada com capacidade para 1.250 litros, a mesma que é utilizada pelo Adubador de Discos 1250 H, também fabricado pela DMB.
Fonte: CanaOnline
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3