A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (ÚNICA) participou da primeira rodada de 2019 das negociações do Acordo de Livre Comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul, realizada entre os dias 11 e 15 de março. A participação da UNICA faz parte do projeto setorial com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com a coordenadora de Relações Institucionais da entidade, Julia Tauszig, novo fôlego foi dado à negociação, que já se alonga há 20 anos, com a participação da equipe do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Os chefes negociadores dos dois blocos (UE e Mercosul) destacaram avanços comparados com rodadas anteriores, mas informaram que não é possível prever quando o acordo será fechado.
Durante o encontro, Julia Tauszig reforçou a relevância do acordo para a economia brasileira e destacou que, dessa forma, não poderia ser concluído sem um volume de cota razoável para açúcar e etanol, em condições que permitam que a Europa acesse esses produtos. No caso do açúcar, espera-se tarifa zero para as exportações dentro da cota.
PROJETO
A Apex-Brasil e a ÚNICA publicaram, em fevereiro de 2008, estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior, em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados. O projeto pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e demais derivados da cana junto aos principais formadores de opinião mundial, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores.
Fonte: UNICA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3