GRÃO VEM SENDO USADO NA REFORMA DE CANAVIAIS E É UMA OPÇÃO AO PLANTIO DO AMENDOIM
O plantio de soja vem ganhando espaço em terras onde o grão nunca foi protagonista. O destaque sempre esteve com a cana-de-açúcar. E isso tem a ver com a rotação de culturas, tão importante para os canaviais.
Os sócios Rodrigo Suriane e André Botura arrendaram mil hectares de uma usina de cana no município de Itajobi (SP).
Na safra anterior, a produtividade por hectare ficou entre 60 e 70 sacas, o que é considerado bom para o sistema de rotação de lavouras. Mas não ficou só nisso. A cana cultivada em seguida cresceu mais vigorosa e produtiva.
Suriane diz que a soja é uma leguminosa que fixa bastante nitrogênio no solo, um nutriente importante para as plantações de cana. O cultivo é feito de forma direta, em cima da palhada, o que ajuda a proteger o solo e a reduzir custos.
No município de Uchôa (SP) outra propriedade plantou soja pela primeira vez na entressafra da cana. Antes, a terra era arrendada para o cultivo do amendoim.
Ao todo, a soja foi cultivada em 240 hectares em duas propriedades. O ciclo varia de três a quatro meses. A colheita, diferentemente do amendoim, tem uma data bem mais precisa e não depende tanto do clima.
Fonte: G1
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3