Na coluna "Reflexão Econômica" desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o setor sucroalcooleiro, mais especificamente sobre o açúcar e o álcool. "Em 2018, três preços serão muito importantes, um é o do açúcar, o outro o do petróleo e o terceiro é a relação da taxa de câmbio nacional."
Nakabashi ressalta que "a perspectiva é de um retrocesso no preço do açúcar". O professor lembra que, no ano passado, houve um aumento no preço do petróleo, que acabou puxando para cima o preço do etanol. "Este ano, com a recuperação da economia, é esperado um aumento no fluxo de veículos e deve levar ao aumento na demanda de combustível, o que também pode impactar o valor do açúcar."
O professor conclui dizendo que "as usinas, ou até mesmo fábricas que produzem equipamentos para esses setores, ainda estão passando por alguns problemas, gerados pela crise econômica, mas, durante este ano, poderão sentir uma possível melhora".
Ouça a entrevista completa que foi exibida ontem (21), na íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi, clicando aqui.
Thainan Honorato
Fonte: Jornal da USP
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3