A Climatempo, empresa paulista que oferece serviços de meteorologia, lançou o aplicativo Agroclima Pro. O objetivo é tornar a previsão do clima mais precisa para os agricultores.
O presidente da Climatempo, Carlos Magno, faz uma analogia com o aplicativo de trânsito Waze para explicar o diferencial da plataforma. "Ao compartilhar os dados da estação meteorológica, as previsões são aprimoradas para o ponto exato onde está localizada a fazenda."
Segundo Magno, como o Brasil possui um número baixo de estações meteorológicas - cerca de 50 no Estado do Mato Grosso, contra dois mil numa área similar nos Estados Unidos -, é dificil realizar previsões climáticas para o ponto exato da fazenda.
Com o aplicativo, os agricultores poderão compartilhar os dados da sua estação meteorológica e a Climatempo vai processar essas informações para gerar uma melhor precisão, como por exemplo, onde exatamente vai chover e o volume da precipitação.
Além disso, o aplicativo disponibiliza também balanço hídrico e alerta fitossanitário para os citricultores. Dependendo do pacote adquirido, o assinante pode contar com a assistência de um agrometeorologista.
As informações mais básicas podem ser consultadas gratuitamente, enquanto o pacote mais completo sai por R$ 300 mensais. Até o fim do ano, a Climatempo espera contar com mil agricultores no Agroclima Pro.
Por Raphael Ferreira
Fonte: DCI
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3