A produção da cana-de-açúcar está em alta nas lavouras do município de Dueré, na região sul do Tocantins, em relação a 2016. A expectativa dos agricultores este ano é que a produção possa ser 11% maior em relação ao ano passado.
O agricultor familiar, Valdemir Neves, por exemplo, plantou este ano 100 toneladas, em três hectares e a previsão de colheita do agricultor é de 300 toneladas. A safra desse ano vem animando Neves.
“Esse ano a colheita está muito boa, choveu bem e a cana desenvolveu mais do que a gente esperava. Está boa no ponto para colher e a expectativa é colher além do que estávamos esperando”, conta.
E é da cana-de-açúcar que sai o sustento da família, da lavoura ele produz caldo e rapadura. A rapadura por exemplo, Neves entrega em vários municípios da região. E tudo é produzido no quintal da casa.
“É a gente fabrica aqui pequenas quantidades. A gente é da agricultura familiar, mas o que sobra da feira que fazemos em Dueré, passamos para o mercado de Gurupi, Aliança do Tocantins e Formoso do Araguaia”, afirma.
Em relação a 2016, esse ano foi melhor devido o período chuvoso como explica Luiz Carlos Rodrigues, técnico em agropecuária do Naturatins.
“ Em 2017 favoreceu muito. A região aqui de Dueré, por onde a gente anda e vê as plantações, dá para perceber que estão indo bem e a produção é excelente - explica.
Fonte: Portal G1
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3