Derivado de cana começa a ganhar visibilidade como solução sustentável.
O etanol amplamente usado como combustível no Brasil, tem potencial para ganhar espaço em outros países. Quem avisa é Marcos Clemente, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Mahle e membro do grupo de inovação e competitividade do Sindipeças. O executivo participou do IV Workshop Legislação Automotiva, realizado por Automotive Business em São Paulo na segunda-feira, 12.
“O etanol está ganhando visibilidade global, com aumento do seu uso misturado à gasolina”, diz. O nível de emissões do combustível de cana-de-açúcar é menor do que o dos derivados de petróleo considerando todo o ciclo, desde o plantio até o uso no veículo. Esta característica, segundo Clemente, torna a solução interessante para outros mercados. “Em 2030 a União Europeia deve ter limite de emissões de apenas 40 gramas de CO2 por quilômetro rodado. O etanol pode ser uma saída para isso”, destaca.
O executivo lembra que a solução jamais terá a presença global da gasolina, por exemplo, já que a produção é mais limitada. O ideal, segundo ele, é que cada país ou região desenvolva a solução energética mais adequada. Em muitos casos, Clemente diz, o etanol pode ser uma opção interessante.
Fonte: Automotive Business.
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