Conheça as estratégias adotadas pela Usina Açucareira Guaíra que possibilitaram o alcance de grandes resultados na área agrícola
Leonardo Ruiz
Ao contrário do que muitos acreditam, o açúcar é feito no campo, lá no canavial. Para a indústria, cabe apenas a recuperação. Dessa forma, dentro da atual crise vivida pelo setor, as usinas estão preferindo realizar seus investimentos na área agrícola, visando aumentar a produtividade no campo. Estimativas apontam que 75% do orçamento das unidades agroindustriais está sendo direcionado para essa área.
Na Usina Açucareira Guaíra, localizada no município paulista de mesmo nome, por exemplo, grandes investimentos no campo foram feitos ao longo dos últimos anos. Investimentos esses que possibilitaram que a empresa atingisse índices interessantes de produtividade. Para o diretor agrícola da Unidade, Gustavo Villa Gomes, o maior patrimônio da Usina é seu canavial, sendo que, se o investimento não for constante, não será possível colher o retorno esperado. “Porém, o investimento deve ser racional, para que não passe a onerar ainda mais os custos, que já estão absurdamente altos.”
Ele explica, porém, que investimento não está simplesmente ligado ao montante monetário empregado, mas sim a uma série de fatores, que vai da observação do canavial ao emprego de técnicas que realmente agreguem valor a atividade. “Não adianta investimentos vultuosos em detalhes se a base não estiver bem construída. Atualmente, nas nossas condições, acreditamos que melhorias em produtividade e ATR estão ligadas a pequenos detalhes, que, se forem implantados da maneira correta, passarão a fazer a diferença.”
Fonte: CanaOnline
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3