Ivandro Manteufel, da Bayer CropScience, apresentou no Seminário Sobre variedades de Cana, realizado em setembro pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto, diferentes resultados da aplicação do Ethrel para o aumento da qualidade da cana. Deu como exemplo, um experimento em área comercial em Edeia, GO, que teve uma área de 401 ha com a variedade SP 81 3250 tratada com Ethrel, comparada com uma área de testemunha de 491 ha (soca de terceiro corte). De acordo com Manteufel, a área tratada com Ethrel teve incremento de 12,4 t/ha em comparação com a testemunha, não tratada, trazendo ainda aumento de 1.700 kg de açúcar.
Mas como o Ethrel pode trazer todos esses resultados? “É que quando aplicamos o produto lá em fevereiro, mesmo que a cana não venha a ter o estímulo do florescimento, o produto faz com que a cana prepare um aparato fisiológico, que a deixa mais preparada para enfrentar seca que vier pela frente. A planta consegue extrair mais do ambiente, e deixa de perder tanta água e fazer com que essa isoporização aconteça durante o período seco", explica.
Manteufel também salientou que o produto é uma solução que traz muito retorno ao produtor. Numa média de 15 áreas em que o produto foi aplicado, o ganho foi de 7,5 t/ha de cana a mais nas áreas em que se aplicou Ethrel e não floresceram. E, além da produtividade, o maturador/biocatalisador proporciona, ainda, mais segurança, pois aumenta a área de uso, e mais flexibilidade de colheita.
Fonte: Canaonline
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3