Na cultura da cana-de-açúcar, os ataques de nematoides podem derrubar a produtividade, uma vez que parasitam o sistema radicular, bulbos e tubérculos, e causar grandes danos ao sistema radicular da planta, que se torna deficiente e pouco produtiva. Em casos de variedades muito suscetíveis e níveis populacionais muito altos, as perdas provocadas por nematoides podem chegar a até 50% da produtividade.
É importante ressaltar, porém, que os danos causados pelos nematoides variam de acordo com a espécie, o grau de infestação da área e as variedades. Portanto, é de fundamental importância o monitoramento das áreas cultivadas para prevenção do ataque dessa importante praga de solo.
Pela ausência de variedades comerciais resistentes a uma ou a mais espécie de nematoides, o manejo de áreas infestadas, atualmente, tem se baseado principalmente no uso de nematicidas químicos aplicados no plantio e/ou nas soqueiras.
A incidência de nematoides em cana-de-açúcar e diferentes tecnologias de controle serão abordadas no 11° Seminário sobre Controle de Pragas de Cana (Insectshow), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 29 e 30 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.
Fonte: Grupo IDEA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3