Além das perdas na área agrícola, a Broca da cana (Diatrea saccharalis) também provoca impactos sobre o rendimento industrial e sobre a qualidade do produto final. O açúcar, por exemplo, tem sua coloração alterada devido às galerias criadas pela praga, que agem como portas de entrada de microrganismos, como fungos e bactérias. A inversão de sacarose e as infecções nas dornas de fermentação também estão entre os danos indiretos causados pela abertura das galerias.
A presença da broca no canavial implicará, ainda, no aumento do custo do produto final, pois será necessário utilizar mais antibióticos para combater a contaminação na fermentação, e a recuperação industrial será menor. Além disso, o processo de clarificação do caldo para o açúcar, um dos principais parâmetros de qualidade do produto, fica ainda mais difícil, o que pode acabar inviabilizando a venda para determinados clientes.
A incidência de Broca em cana-de-açúcar e diferentes tecnologias de controle serão abordadas no 11° Seminário sobre Controle de Pragas de Cana (Insectshow), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 29 e 30 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.
Fonte: Grupo IDEA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3