17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar acontece em Ribeirão Preto, nos dias 25 e 26 de março
Lei da balança, plantio mecanizado, preparo profundo do solo, aditivos ao combustível, novos espaçamentos, aproveitamento da palha. É bem abrangente o temário do 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar, cujos temas abordam as questões agrícolas e logísticas mais atuais da agroindústria canavieira.
O objetivo do evento, que acontece nos dias 25 e 26 de março, em Ribeirão Preto, é levar aos mais de 700 profissionais que deverão participar, as questões mais relevantes e que têm gerado maior interesse por parte do setor. Para isso, o Grupo IDEA, que organiza o Seminário, levará como palestrantes tanto estudiosos e especialistas gabaritados, como profissionais de usina que terão a oportunidade de falar sobre suas experiências práticas.
Segundo Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA, uma das palestras será sobre um assunto que tem levado muita dor de cabeça aos produtores nos últimos anos: a lei da balança e suas implicações para o sistema logístico das usinas. “Vamos ter mais informação sobre esse tema, no qual tivemos vários avanços. O próprio CONTRAN [Departamento Nacional de Trânsito] está ajustando uma lei específica para transporte de cana.”
O Seminário também trará novas metodologias que reduzem o custo do plantio de cana e preparo do solo. “Inclusive, vamos falar sobre o preparo profundo do solo em ano em que tivemos extensa e duradoura seca. Será que o preparo profundo deu diferença de produtividade? Sobre isso, vamos levar depoimentos de profissionais que fizeram trabalhos voltados à maior tolerância à seca.”
Outro tema que tem despertado interesse crescente do setor sucroenergético é o plantio de cana pelo sistema de mudas pré-brotadas (MPB). Com depoimento de produtores, o Seminário vai apresentar o MPB já sendo plantado em áreas comerciais em algumas unidades. “Vamos inclusive falar sobre o plantio mecanizado do MPB. Hoje temos de cinco a seis máquinas em fase de aprimoramento”, afirma o diretor do IDEA.
TECNOLOGIAS MAIS MODERNAS
Uma das tônicas do Seminário de Mecanização sempre foi a apresentação de novas tecnologias e equipamentos voltados para a atividade canavieira. Na edição do evento deste ano, isso não será diferente. O seminário terá, por exemplo, a apresentação de nova linha de caminhões canavieiros, discussão sobre tecnologias voltadas ao aproveitamento da palha e novidades em colhedora de cana.
Segundo Dib Nunes, um dos painéis do Seminário deste ano vai abordar a performance da colheita mecanizada, enfocando inclusive estratégias adotadas pelas empresas para minimizar as implicações da colheita de cana sem queima.
Além disso, a velocidade do tráfego das colhedoras também vai ser abordada. “A tecnologia da colheita mecanizada foi feita para colher cana numa determinada velocidade, mas o pessoal está abusando, com impactos absurdos sobre a brotação da soqueira”, destaca. Tratar este tema, segundo ele, é cada vez mais relevante, considerando que a mecanização da colheita de cana no estado de São Paulo já passa de 90% nas áreas mecanizáveis.
TEMÁRIO DO 17º SEMINÁRIO DE MECANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Tudo sobre o aproveitamento da palha e a produção de biomassa (apresentação de “cases” de sucesso, novas tecnologias e procedimentos operacionais)
Últimos avanços para alteração na lei da balança e no transporte de cana
Como reduzir o custo do preparo do solo e do plantio de cana
Como melhorar o “stand” e economizar mudas no plantio mecanizado
Colheita mecanizada de alta performance na região de Ribeirão Preto
Perdas e ganhos gerados pelos novos espaçamentos
Criatividade e soluções para problemas mecânicos
Novos métodos de manutenção que aumentam a disponibilidade e reduzem custos.
Os resultados do preparo e cultivo profundo do solo após longo período de estiagem
Aditivos no combustível: mitos e verdades
Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade - Safra 2014/15 no Centro-Sul do Brasil
Para mais informações, entre no link abaixo.
Serviço:
17º Seminário de mecanização e produção de cana-de-açúcar
Data: de 25 a 26 de março
Local: Centro de Eventos Taiwan
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/17-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo IDEA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3