Ribeirão Preto recebe o Seminário de Mecanização canavieira mais tradicional do país
17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar acontece em Ribeirão Preto, nos dias 25 e 26 de março
Ribeirão Preto recebe, nos dias 25 e 26 de março, o mais tradicional evento de mecanização do País voltado à cultura da cana-de-açúcar. Trata-se do Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar do Grupo IDEA, que acontece pela décima sétima vez neste ano, com previsão de participação de mais de 700 profissionais.
Pelo fato de o Brasil ser o maior produtor mundial de cana e pelo quilate dos participantes e dos palestrantes que anualmente passam pelo seminário, também não é errado afirmar que este é o maior evento de mecanização canavieira do planeta.
O Seminário, iniciado nos anos de 1990, já recebeu os maiores especialistas neste tema do mundo. E não apenas brasileiros. Da Austrália, por exemplo – país que tem a cana-de-açúcar mais mecanizada -, já vieram pesquisadores e produtores compartilhar o conhecimento que possuem.
Além disso, dentre os participantes, o número de estrangeiros é sempre crescente, principalmente dentre os profissionais da América Latina, como Paraguai, Argentina, Peru e Colômbia.
Ao longo dos últimos 17 anos, muito conhecimento que hoje é colocado em prática nas usinas foi também difundido através de palestras técnicas e depoimento de produtores apresentados no Seminário. Afinal, os organizadores do evento sempre primam em fazer o elo entre o conhecimento gerado na academia e a experiência prática de usinas e fornecedores de cana.
Além disso, o Seminário de Mecanização do Grupo IDEA sempre foi importante vitrine de lançamento de novas tecnologias e equipamentos pelas principais companhias mundiais de máquinas voltadas à cana-de-açúcar, sem nunca deixar de oferecer espaço para os fabricantes nacionais.
Um dos temas mais discutidos desde que o seminário surgiu é a mecanização da colheita de cana-de-açúcar e seus impactos. Um assunto que ainda hoje está na pauta, mas que já dominou a programação dos seminários anteriores, numa época em que o corte mecanizado apenas engatinhava no país e os produtores estavam sedentos por trocar experiências, conhecer as tecnologias e avançar. E o Seminário de Mecanização do Grupo IDEA era o ambiente mais propício para isso.
SEMINÁRIO DESTE ANO - Se durante estes 17 anos o Seminário contribuiu com a mecanização da cana-de-açúcar no país, sempre trazendo temas polêmicos e atuais, a mesma tônica continua atualmente.
No seminário deste ano, segundo Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA, o reaproveitamento da palha da cana será um dos temas mais abordados.
Outra palestra será sobre um assunto que tem levado muita dor de cabeça aos produtores nos últimos anos: a lei da balança e suas implicações para o sistema logístico das usinas. “Vamos ter mais informação sobre esse tema, no qual tivemos vários avanços. O próprio CONTRAN [Departamento Nacional de Trânsito] está ajustando uma lei específica para transporte de cana.”
O Seminário também trará novas metodologias que reduzem o custo do plantio de cana e preparo do solo. “Sobre isso, vamos levar depoimentos de profissionais que fizeram trabalhos voltados à maior tolerância à seca”, diz Dib.
Outro tema que tem despertado interesse crescente do setor sucroenergético é o plantio de cana pelo sistema de mudas pré-brotadas (MPB). Com depoimento de produtores, o Seminário vai apresentar o MPB já sendo plantado em áreas comerciais em algumas unidades. “Vamos inclusive falar sobre o plantio mecanizado do MPB. Hoje temos de cinco a seis máquinas em fase de aprimoramento”, afirma o diretor do Grupo IDEA.
TEMÁRIO DO 17º SEMINÁRIO DE MECANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Tudo sobre o aproveitamento da palha e a produção de biomassa (apresentação de “cases” de sucesso, novas tecnologias e procedimentos operacionais)
Últimos avanços para alteração na lei da balança e no transporte de cana
Como reduzir o custo do preparo do solo e do plantio de cana
Como melhorar o “stand” e economizar mudas no plantio mecanizado
Colheita mecanizada de alta performance na região de Ribeirão Preto
Perdas e ganhos gerados pelos novos espaçamentos
Criatividade e soluções para problemas mecânicos
Desafios da manutenção automotiva
Os resultados do preparo e cultivo profundo do solo após longo período de estiagem
Aditivos no combustível: mitos e verdades
Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade - Safra 2014/15 no Centro-Sul do Brasil
Para mais informações, entre no link abaixo.
Serviço:
17º Seminário de mecanização e produção de cana-de-açúcar
Data: de 25 a 26 de março
Local: Centro de Eventos Taiwan
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/17-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar
Fonte: Assessoria de Comunicação Grupo IDEA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3