Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Seis principais reservatórios de SP têm queda no armazenamento | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Seis principais reservatórios de SP têm queda no armazenamento

O nível dos seis principais reservatórios que abastecem a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo registrou queda de acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pela Sabesp.

Quase 19 milhões de pessoas são abastecidas pelos seis sistemas. O Cantareira, que abastece mais de 9 milhões de pessoas, caiu 0,1 ponto percentual entre domingo (9) e esta segunda. O sistema registra 11,3% ante 11,4. Esse percentual já inclui a segunda cota do volume morto.

Já no sistema Alto Tietê, que atende a 3,1 milhões de pessoas, também caiu 0,1 ponto percentual: passando de 8,3% para 8,2%. Já na represa Guarapiranga, o índice atingiu 36,4% ante 36,6% de domingo. O sistema atende a cerca de 3,9 milhões de pessoas.

O reservatório que teve a maior queda no índice de armazenamento foi o de Rio Claro, que atende a 1,2 milhão de pessoas. O sistema teve queda de 0,7 pontos percentuais, passando de 39,2% para 38,5%.

O nível do sistema Alto Cotia, que fornece água para cerca de 400 mil pessoas chegou a 30,3% ante 30,4% de domingo. Já o sistema Rio Grande teve queda de 0,3 pontos percentuais passando de 67,1% para, 66,8%. O reservatório atende a 1,6 milhão de pessoas.

Redução da pressão

O número de reclamações da falta de água na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo têm aumentado. A Sabesp afirma que não há racionamento, mas redução na pressão de água.

"Não, não está tendo o racionamento. Não existe corte como foi falado, não existe nenhuma situação onde a Sabesp deliberadamente provoque condições. O que a Sabesp está fazendo é a gestão de pressão durante o período da noite. Diminuir a pressão", garantiu Marco Antônio Lopez de Barros, superintendente de produção de água da Sabesp em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo na noite de domingo.

Para o dirigente da Sabesp, os casos de desabastecimento são isolados devido a redução da pressão que faz com que a água demore a chegar em determinados locais.

"A gestão de pressão noturna foi intensificada este ano no período de gestão da crise. Pontualmente, alguns problemas podem surgir nos locais que têm um abastecimento menos favorável: pontos mais altos e mais distantes. Tem um monte de condições que partem desde problemas na rede de abastecimento, podem passar pelo ramal e até mesmo pelas instalações internas do cliente", destacou Barros.

Barros afirmou ainda que com as chuvas regulares nos próximos meses, o abastecimento está garantido até o fim de novembro de 2015. "É possível chegar até o final de novembro de 2015 em condições de atendimento."


Fonte: Folha de S. Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3