Depois de registrar preços baixos ao longo da última semana, as cotações do açúcar na bolsa de Nova York tiveram uma reação na sexta-feira (7). A commodity foi negociada a 15,69 centavos de dólar por libra-peso, no vencimento março/15. Uma alta de 21 pontos no comparativo com a véspera. O mesmo aconteceu nas outras telas.
O aumento do preço da gasolina pela Petrobras, na quinta-feira (6), foi o motivo da valorização do açúcar, segundo os analistas consultados pelo jornal Valor Econômico de hoje (10). A decisão era aguardada pelo setor sucroalcooleiro do Brasil, na medida em que eleva a competitividade do etanol para as usinas e tem consequência indireta no mercado de açúcar. Porém, Nick Penney, trader da Sucden Financial, observa que a tendência de alta do dólar ante o real pode anular esse efeito, já que o açúcar é vendido na moeda americana, e o biocombustível, na moeda brasileira.
O Diretor da Archer Consulting, Arnaldo Luiz Corrêa disse que o mercado de açúcar "continua pressionado alimentado pela desvalorização do real em relação ao dólar e também com o petróleo acumulando quedas no mercado internacional. O aumento no preço da gasolina anunciado pela Petrobras, de apenas 3%, a partir desta sexta-feira, foi mal recebido pelo mercado acionário brasileiro que esperava um percentual mais elevado para que a estatal do petróleo pudesse começar a compensar lentamente parte do imenso prejuízo que tem tido com o subsidio aos preços".
Em Londres, o açúcar também subiu na sexta. No vencimento dezembro/14, a commodity valorizou 3,50 dólares com negócios firmados em US$ 418,90 a tonelada.
Mercado interno
O mercado interno seguiu valorizado. Os negócios foram firmados em R$ 50,22 a saca de 50 quilos do tipo cristal, alta de 0,50% no comparativo com a véspera.
Patrícia Mendonça
Fonte: Agência UDOP de Notícias
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3