Etanolduto deve entrar em operação comercial a partir de novembro. Trecho é segundo a operar na região e vai transportar produto até Uberaba.
Um duto que transportará etanol do polo produtor do combustível nas usinas de cana-de-açúcar, em Ribeirão Preto (SP), para Uberaba (MG), entrou em fase de testes e deve começar a operar comercialmente no próximo mês. O novo trecho faz parte do etanolduto inaugurado no ano passado, que liga Ribeirão a Paulínia (SP).
Quando pronto, o canal – estimado em R$ 7 bilhões – ligará cinco estados brasileiros e terá 1,3 mil quilômetros de extensão, com capacidade para transportar 20 bilhões de litros por ano.
Segundo a Logum Logística, empresa responsável pela obra, durante a fase de testes o etanolduto opera com metade da capacidade e água é utilizada em vez de álcool combustível. O duto entre Ribeirão e Uberabatem 145 quilômetros de extensão e o sistema de transporte possui quatro tanques, cada um com 6 mil metros cúbicos.
Após a fase de testes terá início a pré-operação, quando os quatro tanques passarão a ser utilizados. A estimativa da Logum é de que o duto comece a operar comercialmente em novembro deste ano. A vazão inicial deverá ser de 320 metros cúbicos por hora, podendo chegar a 750 metros cúbicos por hora.
O novo trecho passa por 11 cidades e a empresa não informou o valor do investimento nesta nova etapa, mas o custo total da obra é de R$ 7 bilhões. O trecho entre Ribeirão e Uberaba será o segundo em operação na região. O primeiro trecho de Ribeirão Preto a Paulínia começou a funcionar em 25 de junho e tem 206 quilômetros, além da capacidade de transportar 4,3 bilhões de litros de etanol por ano.
Quando estiver pronto, o etanolduto ligará 45 cidades, passando pelos estados de Goiás,Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, até chegar aos portos de São Sebastião (SP) e do Rio de Janeiro, onde o combustível será exportado em navios.
Fonte: Portal G1
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3