Começa este mês a fase de pré-operação do alcoolduto entre Uberaba e Ribeirão Preto.
A informação foi confirmada pela Logum Logística, consórcio responsável pela execução do projeto. O processo de testes no trecho deverá ser concluído em 30 dias.
Na pré-operação, primeiramente será feito o carregamento com etanol dos quatro tanques do terminal de estocagem. Cada tanque tem capacidade para 6.000 metros cúbicos de combustível. Em seguida, o produto será bombeado para enchimento dos 146 quilômetros de duto entre Uberaba e Ribeirão Preto. Na etapa de testes, a vazão inicial será de 320 metros cúbicos por hora, mas a capacidade deverá atingir 750 metros cúbicos por hora quando o alcoolduto estiver em pleno funcionamento.
A previsão da Logum é concluir o processo pré-operacional em até 30 dias. O início da operação comercial do novo trecho está previsto para novembro deste ano, seguindo o cronograma divulgado em 2013.
Conforme o projeto inicial, o duto tem capacidade para transportar dois milhões de litros de etanol por ano. A projeção foi feita com base na produção oferecida atualmente na região, mas há planejamento para ampliação conforme a demanda das usinas.
O mesmo vale para o terminal de estocagem. A princípio, a unidade conta com quatro baias para receber os caminhões que trazem o álcool das usinas e também quatro tanques. No entanto, existe espaço suficiente para expandir a estrutura de acordo com a oferta do material.
O próximo trecho do alcoolduto será entre Uberaba e Itumbiara (GO). O projeto inclusive já foi aprovado no Conselho Municipal de Meio Ambiente. A proposta final é levar o duto até Jataí para permitir o transporte da produção de álcool do interior de Goiás até Paulínia (SP), onde começa o trabalho de distribuição do produto aos centros consumidores. A expectativa é concluir a implantação do projeto até 2017, com investimento total em torno de R$7 bilhões.
Fonte: Jornal da Manhã
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3