Por Patrícia Mendonça
O Programa Vigilante, da Syngenta, divulgou nesta quinta-feira (5) um boletim que traz o mapa de infestação de pragas e doenças no Centro-sul e no Nordeste do país. Os engenheiros agrônomos da empresa constataram que o nível de infestação da cigarrinha (Mahanarva fimbriolata) está alto e ainda apresenta tendência de elevação na região nordeste.
Além dessa praga, os índices de infestação da ferrugem (Puccinia Kuehnii) e Sphenophorus levis também merecem atenção. De acordo com o relatório, há presença de sphenophorus nos Estados de São Paulo e Minas Gerais e a incidência da ferrugem é maior do que cinco por cento em Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Os engenheiros agrônomos do Programa recomendam que os produtores avaliem os níveis de ataques em suas propriedades. "Ainda estamos em fase de plantio em várias áreas, que se prolongou devido à estiagem. Para assegurar um plantio com qualidade, selecione as melhores mudas e as proteja do ataque de pragas e doenças de solo", orientam os pesquisadores do Programa Vigilante.
Para ver o relatório completo, Clique aqui
Sobre o Programa Vigilante
Uma equipe de 100 engenheiros agrônomos e consultores acompanha o desenvolvimento das mudas e verifica, a cada 10 dias, as condições que podem favorecer o aparecimento de pragas e doenças do campo, de forma regional.
O programa está em andamento em mais de 300 áreas comerciais no Nordeste e nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
Fonte: Udop
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3