O controle de plantas daninhas chega até 15% do custo dos tratos culturais em cana soca e até 55% na cana planta, cujos valores giram, segundo pesquisas recentes do Grupo IDEA, entre R$1.530,00 e R$540,00, respectivamente. Um manejo adequado das plantas daninhas é de fundamental importância para redução de custos dos tratos culturais e assim contribuir para viabilizar a produção de cana de açúcar.
A eliminação das plantas invasoras é de suma importância, pois pode interferir em até 60% na produtividade da cana-de-açúcar, competindo pelos recursos do meio, como a água, luz e nutrientes, além de prejudicar e encarecer as praticas de colheita.
Para proteger as extensas áreas com cana de açúcar, existem diversos produtos químicos eficientes registrados no Brasil. A busca por produtos seletivos que tenham a especificidade na sua ação quando aplicado sobre a cultura, não afetando de forma danosa as folhas da cana, é fundamental no controle eficientemente do mato no interior dos canaviais. Embora a seletividade seja sempre desejada, pois dá mais tranquilidade ao produtor, é importante ressaltar que produtos menos seletivos são aplicados estrategicamente antes de a cultura emergir ou de outras formas e também apresentam bom controle do mato, sem danificar a cultura.
Por essa razão, é fundamental o conhecimento em condições de campo da influência dos principais herbicidas sobre o desempenho da cultura de cana-de-açúcar, bem como, a sua eficiência no controle das principais plantas daninhas.
A seletividade de herbicidas em cana de açúcar será um dos temas debatidos no 13º HERBISHOW – Seminário Nacional sobre Controle de Plantas Daninhas na Cana, que acontece em 28 e 29 de maio em Ribeirão Preto.
Mais informações e inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/13-herbishow
Fonte: CanaOnline
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3