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Califórnia valoriza etanol brasileiro de cana-de-açúcar para manter seu ar mais limpo | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Califórnia valoriza etanol brasileiro de cana-de-açúcar para manter seu ar mais limpo

Enquanto no Brasil as políticas públicas vigentes ignoram os ganhos ambientais proporcionados pela produção e uso em larga escala do etanol de cana-de-açúcar, nos EUA o biocombustível brasileiro continua sendo reconhecido, em grande medida por suas vantagens na área ambiental. Nesta terça-feira (11/03), o etanol de cana, que desde 2010 é o único etanol disponível em larga escala no mundo considerado pelo governo americano um biocombustível avançado, apareceu com destaque em um conjunto de propostas divulgadas pelo Governo do Estado da Califórnia, elaboradas para revisar e reforçar o chamado padrão de combustíveis de baixo carbono (Low Carbon Fuel Standard – LCFS) adotado por aquele estado.

As propostas, divulgadas pelo California Air Resources Board (CARB), departamento que define parâmetros para o uso de combustíveis de baixo carbono no estado, destacam o papel do etanol de cana na redução de emissões de gases que causam o efeito estufa e levam às mudanças climáticas. A redução no uso de petróleo proporcionada pelo etanol também é citada.

O CARB revisa para melhor a avaliação que já era positiva do etanol de cana com relação aos chamados efeitos indiretos sobre o uso da terra (Indirect Land Use Changes – ILUC), atribuindo ao etanol brasileiro cerca de metade das emissões estimadas anteriormente. Esse conjunto de avaliações da Califórnia, cujo governo é conhecido mundialmente pela ênfase dada à redução de emissões e a questões ambientais, é o tipo de reconhecimento que falta no Brasil, na opinião da presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina.

“Enquanto a Califórnia se baseia em estudos da mais alta credibilidade e reconhece os impactos positivos que o etanol de cana produz, abrindo espaço para a entrada de volumes crescentes do biocombustível brasileiro naquele estado, o Brasil adota políticas que promovem exatamente o contrário do que seria benéfico para o país e a sociedade como um todo,” afirmou Farina.

A presidente da UNICA lembra que a Contribuição de Intervenção no Domínio Público (CIDE), que vigorou sobre a gasolina até 2013, representava o “custo escondido” da gasolina para a sociedade, e ajudava a garantir a competitividade do etanol. “Com a remoção da CIDE entre 2008 e 2013, o governo retirou R$0,28 em tributação de cada litro e eliminou um diferencial entre os preços da gasolina e do etanol que representava, ainda que parcialmente, os benefícios econômicos, sociais e ambientais que o etanol proporciona, assim como os efeitos nocivos da gasolina. Hoje, não há mais esse reconhecimento em qualquer nível,” concluiu Farina.

Ela lembrou que a Califórnia é reconhecida como pioneira por suas políticas favoráveis a energias limpas. “As propostas apresentadas hoje reafirmam a liderança desse estado inovador, que sempre busca regras que promovam a sustentabilidade. Nesse contexto, é um enorme elogio para o etanol de cana estar sempre incluído no contexto das iniciativas da Califórnia, que são um exemplo para o mundo.”


Fonte: UNICA

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