Depois de quase três anos com preços pouco competitivos frente à gasolina, o etanol hidratado voltou a ser vantajoso para o consumidor este ano nos postos de Minas Gerais. O Estado é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, atrás de São Paulo e Goiás.
Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde o início do ano o biocombustível produzido à base de cana tem chegado aos postos de diversas regiões mineiras com preço atrativo. Isto significa que o preço na bomba tem ficado em no máximo 70% do preço da gasolina.
Segundo o diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, fatores como o crescimento da safra da cana este ano e o consequente aumento na oferta de etanol vem colaborando para que as vendas cresçam em regiões onde, até recentemente, o preço do etanol nos postos não era competitivo.
“A moagem desta safra deve chegar a 587,00 milhões de toneladas de cana, aumento de 10% comparando-se com o volume processado na safra anterior. Esta é também uma safra mais alcooleira, já que as unidades estão priorizando a fabricação do etanol. O mix de produção deve ficar em 54% da cana processada utilizada para produzir etanol e 46% para o açúcar. A produção de etanol deve superar os 25 bilhões de litros,” afirmou Padua.
O preço mais competitivo vem incentivando os motoristas a voltarem a abastecer com etanol. Nos oito primeiros meses deste ano, o consumo de etanol cresceu mais de 35% no estado comparado com igual período do ano passado, enquanto a procura pela gasolina aumentou menos de 5%.
ICMS diferenciado
Minas Gerais é um dos estados brasileiros que adotou uma redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o etanol. A partir de janeiro de 2012, houve uma queda de 22% para 19%, medida que ajudou na comercialização do combustível renovável no Estado.
Com a redução, Minas Gerais passou a ocupar o terceiro lugar entre os estados com as menores alíquotas de ICMS sobre o etanol, atrás de São Paulo (12%) e Paraná (18%).
O Combustível “Completão”
A campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão,” lançada com foco em São Paulo no final de 2012 e mantida ao longo de 2013, também tem contribuído para a melhora nas vendas do etanol em Minas Gerais. A partir de agosto, a campanha foi adotada também pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Em julho, a Associação dos Produtores de Bioenergia do Paraná (Alcopar) e o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) já haviam tomado a mesma decisão.
Para o secretário Executivo da Siamig, Mario Campos, a intenção da campanha é mostrar que as pessoas fazem a diferença em relação ao meio ambiente ao optarem pelo etanol. “Principalmente porque o biocombustível reduz em até 90% as emissões de gás carbônico, comparado com a gasolina, e gera grandes benefícios para a sociedade,” concluiu.
A campanha permanece no ar até o final do ano, priorizando as mesmas mensagens adotadas desde o início, com foco nos impactos positivos da produção e do consumo de etanol em larga escala para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: UNICA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3