Os ribeirão-pretanos estão abastecendo menos com etanol e preferindo a gasolina na hora de encher o tanque. Mas a cidade se mantém como a terceira que mais consome o combustível de cana no Estado, segundo levantamento da Secretaria de Energia de São Paulo.
Conforme o Anuário Estatístico de Energéticos por Municípios, que tem como base o ano de 2012, Ribeirão Preto é responsável por 2,4% de todo o etanol consumido no Estado, atrás apenas da capital (23,5%) e Campinas (3,2%).
Mas o combustível perdeu espaço no tanque dos veículos que circulam pela cidade: a queda no consumo foi de 15% no ano passado, em relação a 2011.
Segundo a secretaria, foram vendidos 140,6 milhões de litros de etanol em 2012, contra 165,6 mil litros no ano anterior.
Na contramão veio a gasolina e o diesel, que aumentaram em 13% e 2% sua participação de vendas na cidade.
"A explicação para esse movimento é simples: a da substituição. Como o etanol subiu de preços no ano passado, os consumidores optaram pela gasolina, que é um bem substituto para muitos, por conta dos carros flex", diz o economista Edgard Monforte Merlo, especialista em varejo e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (FEA-RP/USP).
O alimentador de linha de produção Luiz Souza, 31 anos, é prova desse comportamento. "Passei a abastecer com gasolina por causa de preço e não parei mais", diz
Fonte: Jornal A Cidade de Ribeirão Preto
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3