O número de unidades processadoras de cana-de-açúcar se reduziu para 385 em todo país. Em 2008 este numero alcançava 442. A grande maioria fechou suas portas devido à crise que se abateu sobre o setor. Além destas 57 unidades que foram obrigadas a encerrar as atividades outras 60 correm o mesmo risco.
A política de preços subsidiados dos combustíveis e a falta de incentivos por parte do governo federal comprometem o setor.
A Petrobrás também foi enormemente prejudicada, pois está amargando um prejuízo de 1,2 bilhões de reais por mês, pois importa gasolina a preços mais elevados do que vende no mercado interno.
Estima-se que está politica é responsável pelo desemprego de mais de sessenta mil pessoas e o declínio da atividade econômica em cinquenta e cinco municípios.
O setor tem tecnologia, pessoas capacitadas, infraestrutura, mercado, e podem produzir somente nesta safra 36 milhões de toneladas de açúcar e 26 milhões de metros cúbicos de etanol. O setor está pronto para voltar a crescer, o que falta é preço e principalmente maior atenção do governo federal.
Fonte: Grupo IDEA
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3