Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Geadas voltam a prejudicar canaviais no Centro-Sul | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Geadas voltam a prejudicar canaviais no Centro-Sul

As geadas voltaram a atingir ontem o Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e algumas regiões isoladas do oeste paulista (Presidente Prudente e Rancharia).

No Paraná, praticamente todas as culturas foram afetadas, principalmente trigo e café, afirmou Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia.

No sul de Mato Grosso do Sul, a cana-de-açúcar e uma pequena área de milho foram castigadas. Em São Paulo, a cana foi prejudicada em áreas isoladas. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) informou que ainda não registrou problema de desabastecimento de hortaliças, mas um diagnóstico mais preciso deverá ser divulgado hoje.

"A intensidade dessa geada foi menor se comparada com ontem [quarta-feira], mas como a planta já vinha de um stress térmico muito grande, as perdas só se agravaram", disse Santos. Ele ressalta que ainda é cedo para detalhar os prejuízos, mas como houve geadas generalizadas nas duas últimas madrugadas, "é certo que várias usinas e produtores terão perdas em seus canaviais".

Embora as temperaturas baixas possam ser um fator positivo para o acúmulo de açúcar pela cana, o excesso de chuvas nesta semana pode provocar uma redução nos índices de ATR (Açúcar Total Recuperável) nas lavouras paulistas e mineiras.

No caso do café, novamente as regiões mais afetadas no Paraná foram o norte e pequena parte do noroeste, que não são os maiores produtores do grão no Estado, segundo Paulo Franzini, coordenador do setor de café do Departamento de Economia Rural (Deral). Mas, na avaliação de Franzini, a geada de ontem pode ter agravado a situação da cultura. Um melhor diagnóstico dos estragos poderá ser divulgado no fim da próxima semana. Porém, os maiores danos só vão ser mensurados na próxima safra.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) informou que a massa de ar polar que atinge o Estado começa a perder força, mas permanece o risco de geadas de fraca a média intensidade em toda a região cafeeira paranaense nesta sexta-feira


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3