Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CATI incentiva a Olericultura no Vale do Paraíba | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CATI incentiva a Olericultura no Vale do Paraíba

Técnicos e produtores rurais dos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, Taubaté, Caçapava, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba participaram da capacitação de olericultura, com o objetivo de sistematizar as ações de trabalho na cadeia produtiva e promover o debate sobre os pontos críticos ao desenvolvimento da atividade na região.

Segundo o gerente estadual do Projeto de Olericultura da CATI e coordenador da capacitação, Gilberto Figueiredo, a olericultura tem importância crescente nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, devido à aptidão das propriedades, a viabilidade de empreendimentos em pequenas áreas e a proximidade de grandes centros urbanos.“Nos últimos anos houve uma mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais preocupado com a saúde e o meio ambiente, exigindo do produtor uma melhor qualidade dos alimentos”, disse Gilberto.

O curso apresentou aos participantes as tecnologias já existentes e que podem ser incorporadas à produção de modo a aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e gerar maiores possibilidades de acesso ao mercado no Estado. Para Gilberto, existe um mercado em expansão e os produtores podem crescer, com perspectivas de maior rendimento financeiro. “É isso que motiva o treinamento dos técnicos, para que eles treinem os produtores”, afirmou complementando: “um produtor informado sobre os pontos que envolvem a comercialização, os preços praticados, as condições de mercado, o consumo, a padronização e a embalagem tem maiores possibilidades de vender melhor seu produto, conseguindo lucros maiores”.

Essa primeira etapa do curso teve caráter introdutório, com a discussão de temas básicos. Inicialmente, foi feita uma apresentação da metodologia de trabalho da capacitação. Na sequência, Gilberto fez uma explanação do cenário da olericultura no Estado e no Brasil, mostrando aos técnicos o potencial produtivo da cadeia. “As palestras mostraram uma oportunidade para todo mundo, inclusive profissionalmente aos técnicos das Casas da Agricultura. Procurei salientar como a olericultura está em nível nacional e estadual com a intenção de entusiasmá-los e mostrar as boas perspectivas também para quem está na assistência técnica”, explicou o instrutor.

Mesmo com o processo de capacitação ainda no início, os técnicos já se mostram motivados com o aprendizado. Segundo Telma Souza, agrônoma da Casa da Agricultura de Pindamonhangaba, é necessário cada vez mais conhecimento das tecnologias, uma vez que os produtores têm demandado mais da assistência técnica. “O produtor questiona muito e temos de nos preparar porque a cobrança é grande”, disse ela.

O diretor regional da CATI em Pindamonhangaba, Paulo Queiroz, informou que processos de capacitação como esse irão fortalecer a Ater no Vale do Paraíba, beneficiando sobretudo a agricultura familiar. “Os técnicos devem aproveitar a oportunidade porque poderão valorizar muito a produção, a qualidade dos produtos e melhorar a vida dos agricultores no campo”, disse Paulo.

“O curso atendeu às nossas necessidades de produtor, pois precisamos desse tipo de apoio e já vou aplicar os aprendizados em minha propriedade”, destacou Inês Junqueira, agricultora e produtora familiar de leite, que está bem animada com a olericultura implantada no seu sítio.



Fonte: CATI On-Line

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3