No dia 12 de julho, 33 produtores reuniram-se na CATI Regional Piracicaba para constituírem a Cooperativa dos Produtores de Milho de Piracicaba e Região. O nome da Cooperativa, Copimays, foi inspirado no milho (Zea mays L.), principal espécie que será produzida e comercializada pela Cooperativa. A Copimays foi idealizada com o apoio da Casa da Agricultura de Piracicaba, que explicou as vantagens e o funcionamento de uma cooperativa por meio de diversas reuniões preliminares realizadas com os produtores: “Hoje o mercado está em nível tão competitivo, que somente por meio da união e do profissionalismo dos produtores será possível consolidar a atividade agrícola”, afirmou Eduardo Antonio Basso, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Piracicaba.
A Cooperativa pretende inicialmente realizar um estudo de mercado para encontrar novas alternativas de comercialização e a compra coletiva de insumos (calcário, sementes, agroquímicos etc.). Em longo prazo, os cooperados pretendem instalar um moinho para processar o milho, transformando-o em fubá, quirera, farinha de milho, bem como fornecer os subprodutos para fabricação de ração animal, agregando valor ao produto. “Existe um potencial grande para produção de macarrão de milho pois, por não conter glúten, é indicado para pessoas com doença celíaca, sendo bem aceito pelas prefeituras para uso na alimentação escolar”, esclareceu Sabrina Bakker, responsável pela Casa da Agricultura de Piracicaba.
O produtor rural Pedro Chinelato Filho, membro da Cooperativa, disse também que nunca as políticas públicas e o apoio da CATI foram tão favoráveis para a formação de cooperativas de produtores como agora. “Devemos aproveitar esse momento para alavancar o negócio e consolidar nossa atividade. O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), o Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf) e o Microbacias II oferecem grandes oportunidades”.
A responsável pela Casa da Agricultura de Rio das Pedras, Tatiana Marsola Piovezanni, também esteve presente no evento, dando suporte para o funcionamento da assembleia constituinte e orientação para a diretoria da Copimays na condução dos trabalhos. “Acreditamos no sucesso do empreendimento, pois a diretoria é composta por pessoal qualificado como advogados, engenheiros agrônomos e, inclusive, um contador, todos com a atividade agrícola em comum”. As próximas etapas da Cooperativa serão a obtenção do CNPJ, os registros comerciais e os demais procedimentos legais para o início das atividades.
Fonte: CATI On-Line
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3