Uma capacitação, dividida em cinco encontros, está sendo realizada pelo Centro de Treinamento da CATI (Cetate) em diferentes regiões do Estado com o intuito de orientar tanto os técnicos das Casas da Agricultura e Regionais CATI quanto os membros das associações e cooperativas de produtores rurais participantes do Projeto Microbacias II sobre as aquisições para as Iniciativas de Negócio já aprovadas.
A primeira capacitação foi realizada no dia 3 de julho, em Botucatu, dia 4 de julho em Lins, 5 de julho em Araçatuba, dia 10 de julho em Campinas e dia 11 de julho em Sorocaba. O objetivo foi explicar aos participantes todas as regras contidas no “Manual de Aquisições e Contratações para Investimentos Elegíveis das Iniciativas de Negócio das Organizações de Produtores Rurais ou Subprojetos Produtivos Concessão de Subvenções”. “São orientações necessárias para a formalização de compras das organizações rurais habilitadas pelo Microbacias II. No total foram 40 organizações contempladas na segunda Chamada Pública do Projeto”, explicou o engenheiro agrônomo Cláudio Baptistella.
A organização do evento ficou a cargo dos técnicos da CATI Cláudio Antonio Baptistella, Neli Antonia Meneghini Nogueira, Marcelo Boaventura e Rogéria Menezes, que forneceram toda a informação necessária para o correto e um melhor uso do manual. “Conhecer a forma correta de fazer as compras e aquisições de materiais é muito importante para a concretização do Projeto. Já aos técnicos, cabe auxiliar as organizações rurais, sejam associações ou cooperativas, nestas atividades e no seu desenvolvimento”, explicou Neli Meneghini.
Para Cláudio Baptistella, chegou o momento de as organizações elaborarem seu cronograma para a realização do trabalho, que deve ser trimestral e muito detalhado, lembrando que as especificações técnicas são a principal garantia de êxito nas negociações. “Caso não seja efetuada a aquisição no prazo estipulado, a autorização perde sua validade e será necessária sua renovação”, frisou Baptistella.
Durante o evento, os participantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o manual e saíram satisfeitos com os resultados. Segundo Teruo Kusakariba, secretário da Associação Agrícola de Valinhos e Região, “o evento foi excepcional e, com certeza, terão um resultado excelente nas aquisições a serem feitas nos próximos dias, mas muitas dúvidas ainda poderão surgir, por isso o apoio da CATI será fundamental”.
Fonte: CATI On-Line
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3