O secretário-executivo substituto do ministério da Fazenda, Dyogo de Oliveira, anunciou nesta quinta-feira que o governo dará uma subvenção aos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste no valor de R$ 12 por tonelada, limitado a 10 mil toneladas por produtor. Segundo ele, a medida
visa
cobrir o aumento do custo dos produtores em função da seca severa que a região vem sofrendo.
O secretário informou que a estimativa é de que haja uma perda de 30% da produção da safra atual. Além disso, há uma mortandade grande dos canaviais, o que obrigará os produtores a replantarem a cana antecipadamente, agregando um custo adicional. O replantio acontece, normalmente, a cada cinco ou sete anos. 'O objetivo da medida é manter a atividade e a receita do pequeno produtor', disse.
Segundo Oliveira, o custo para o governo será de R$ 125 milhões e beneficiará 17 mil produtores. A subvenção será paga em conta bancária após o produtor apresentar na Conab as notas fiscais comprovando a entrega da cana nas usinas. Ele disse que o pagamento será com base nas vendas da safra 2011/2012, porque os valores seriam muito baixos com a quebra da safra atual.
Oliveira explicou que o governo está avaliando se o benefício será incluído em uma nova medida provisória ou como emenda em alguma MP já em tramitação no Congresso Nacional.
Fonte: Agência Estado
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3