Em comemoração ao Dia Mundial da Água, as Casas da Agricultura de Taiúva e Cândido Rodrigues, pertencentes à CATI Regional Jaboticabal, realizaram várias atividades envolvendo alunos das escolas municipais e estaduais. Em Taiúva, o evento foi realizado no Centro Físico Educacional e contou com a participação de alunos, professores e organizadores das seguintes instituições: Escola Estadual 1º e 2º grau Coronel Benedito Ortiz; EMEB Maria Aparecido Pedrinho Furlan; Pré-Escola Municipal Iracema Lustoza Filho; Projeto Arco-Íris; Fundo Social; Prefeitura e Câmara Municipal.
O evento contou com várias atividades, entre as quais exposições de desenhos sobre o tema, apresentações de dança e teatro e palestras educacionais. Nas palestras foram abordados os temas: importância da água para a vida e sua preservação, assim como o gerenciamento de recurso hídricos, sendo ministradas pelo engenheiro agrônomo Roberto Savério, representante da CATI Regional Jaboticabal. Segundo o agrônomo o objetivo do evento foi promover maior conscientização ambiental entre as crianças e os jovens do município, visando à conservação dos recursos hídricos. Após as palestras e apresentações, os alunos puderam verificar na prática os efeitos de degradação do solo e da água por meio do simulador de erosão, que foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da prefeitura municipal, Otávio Augusto Franco.
No município de Cândido Rodrigues, as atividades foram voltadas aos alunos da Escola Municipal Rizzieri Poletti, os quais realizaram apresentações de teatro de fantoches com o tema: Turma da Sabesp, salvando o rio da cidade. De acordo com Francisco Maruca, engenheiro agrônomo responsável pela C.A de Cândido Rodrigues, a experiência foi válida. "Esta peça de teatro, buscou sensibilizar de forma lúdica, divertida e simples, sobre a importância do esgoto tratado e quais atitudes podemos adotar parar ajudar a conservar o rio”. Além destas atividades, a Casa da Agricultura em parceria com a Sabesp realizou a soltura de 3 mil alevinos (lambari e curimbatá) no córrego da areia, com os alunos da Escola Municipal Rizzieri Poletti, acompanhados pela coordenadora pedagógica, ação esta que visa o repovoamento de peixes no referido córrego.
Fonte: CATI - On Line
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3