Audiência pública será realizada nesta terça-feira (26)
Será realizada nesta terça-feira (26), às 14h30, na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, audiência pública para discutir a situação das usinas de açúcar e etanol da região Centro-Sul, responsável por 85% da produção sucroenergética nacional.
A reunião foi proposta pelo deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) e ganhou o apoio dos parlamentares Moreira Mendes (PSD-RO) e Abelardo Lupion (DEM-PR), coautores do pedido. Será realizada no plenário 6.
De acordo com Nogueira, a realização da audiência pública foi motivada por reportagens da imprensa que mostram que nos próximos três anos, 60 das 330 usinas de etanol e açúcar da região Centro-Sul podem encerrar as atividades. Além disso, recentemente, 36 unidades entraram em recuperação judicial e outras 43 foram desativadas.
“O Brasil é referência mundial em energias renováveis e uma crise no setor sucroenergético pode provocar um conjunto de reflexos negativos: queda na produção, elevação dos preços dos combustíveis, já que o etanol também é misturado à gasolina, aumento na poluição e perda de renda e empregos no campo”, afirmou Nogueira.
De acordo com ele, é preciso discutir a situação não só das usinas, mas também dos fornecedores independentes de cana, formados majoritariamente por pequenos e médios produtores, e verificar como assunto está sendo tratado por parte do governo federal.
Foram convidados para participar da audiência o diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Cid Jorge Caldas; o presidente da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), Ismael Perina Júnior; o diretor-técnico da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Antônio de Pádua Rodrigues; o presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná), Miguel Rubens Tranin; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, Sérgio Luiz Leite; e o presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de São Paulo, Melquíades de Araújo;
Fonte: Da Redação
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3