Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CTC lança variedades de cana que produzem mais adaptáveis ao cerrado brasileiro | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CTC lança variedades de cana que produzem mais adaptáveis ao cerrado brasileiro

Depois de dez anos de pesquisas, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) lançou três variedades de cana-de-açúcar resistentes ao clima do cerrado brasileiro, ou seja, regiões onde o clima e o solo são mais restritivos para a cultura da cana-de-açúcar. Um dos grande diferenciais das novas variedades é a produtividade. "Entendemos que mais de 40% daquilo que se produz em cana no Centro-Sul, nessa grande região de Araçatuba, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul, estão contempladas por essas variedades", explica o engenheiro de produtos do CTC, Marcos Casagrande.

As características desses materiais são tolerância ao estresse hídrico ou a seca - aproveita melhor a água e se desenvolve bem mais com a água restrita dessas regiões - é altamente adaptado a mecanização (ao plantio e a colheita da cana-de-açúcar) e são variedades que não têm problema com o florescimento. "Além disso, produzem bem mais que as variedades desenvolvidas para outras realidades e utilizadas no cerrado brasileiro", explica Casagrande.

Segundo o engenheiro de produtos, essas variedades podem registrar ganhos na ordem de entre 18% e 29% de toneladas de ATR por hectare a mais do que as variedades mais cultivadas nessas regiões. "Nós estamos falando em uma média de até R$ 2,5 mil a mais por hectare proporcionado pelas três variedades da série CTC 9000", finaliza Casagrande.

Variedades CTC 9000

CTC9001

Desenvolvida em climas restritivos e que foi testada nos últimos oito anos na região do Centro-Oeste, a CTC9001 já apresentou 29% a mais de toneladas de Pol (sacarose por peso) por hectare do que as duas variedades mais presentes no mercado. Além disso é adequada ao plantio mecanizado, possui estabilidade, riqueza em açúcares e também um período útil de industrialização.

CTC9002

Já a CTC9002, que pode ser cultivada em solos mais restritivos, é adequada à seca e mostrou uma produtividade 25% maior de Pol por hectare do que os outros tipos mais populares. Como a CTC9001, também é adequada ao plantio mecanizado.

CTC9003

A CTC9003 apresenta alto perfilhamento, está apta ao plantio mecanizado e é precoce. Além disso, ela não floresce. Seu período útil de industrialização é longo e possui índice de Pol 18% maior do que outras disponíveis no mercado.

Programa de Variedades CTC

O Programa de Melhoramento Genético de Variedades CTC existe desde 1969 e já liberou mais de 70 variedades. Os cruzamentos são realizados na Estação Experimental de Camamu, na Bahia, onde há um banco de germoplasma e o ambiente apresenta condições propícias. As sementes são enviadas para a Unidade CTC de Piracicaba/SP, onde são plantadas para o desenvolvimento das mudas, que posteriormente serão enviadas para multiplicação e experimentação nos polos regionais, resultando em um conjunto de clones diferentes em cada região. É observado o desempenho de cada variedade e selecionadas as que melhores se adaptam.

Clique aqui e assista a matéria produzida pela TV UDOP. Se preferir, acesse nossa página no canal do Youtube, através do endereço www.youtube.com/tvudop


Fonte: Agência UDOP de Notícias

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3