A Agropalma, maior produtora nacional de óleo de palma (dendê), decidiu construir sua nova refinaria multi-óleos em Limeira, no interior de São Paulo. A unidade terá capacidade de refino de 450 toneladas de óleo por dia e será uma das mais modernas do país na produção de gorduras especiais para a indústria alimentícia e cosmética.
"Também será a primeira a produzir apenas óleos com certificação internacional de sustentabilidade, seguindo a tendência mundial", afirmou Marcello Brito, diretor comercial da Agropalma.
A refinaria paulista será a primeira do grupo na região Sudeste, que tem como objetivo facilitar a logística de distribuição para os seus maiores clientes, e faz parte de um pacote de investimentos de R$ 300 milhões para a consolidação da cultura no país.
Segundo Brito, a intenção é alavancar a capacidade de produção do óleo de palma com a finalidade de atender às demandas nacional e internacional.
Desde 2005, a palma ultrapassou a utilização da soja como o óleo vegetal mais comercializado no mundo. Usado sobretudo em alimentos e cosméticos e com forte tradição na Ásia, o óleo de palma foi responsável por quase 30% de todos os óleos vegetais comercializados no ano passado.
Na última década, o produto ganhou um impulso extra à medida que a produção de biocombustível foi responsável pela retirada de um maior número de soja do mercado global.
A expectativa é que a planta de Limeira, situada a 150 quilômetros de São Paulo, esteja pronta para entrar em operação no segundo semestre de 2014.
Fonte: Valor
16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br
Criação de sites GS3